Bem-vindo ao portal tech

Como aplicar o Product Discovery para criar soluções que realmente resolvem dores reais

29 de julho de 2025

Negócios
Negócios
Tecnologia

Ver mais

Desenvolver um produto sem entender a fundo o problema que ele resolve é um dos maiores erros de fundadores. É aí que entra o Product Discovery, um processo para descobrir o que vale a pena ser construído, antes de partir para o desenvolvimento.

O ciclo de discovery envolve quatro etapas principais:

  1. Entendimento do problema – entrevistas, mapeamento de jornada e escuta ativa.
  2. Ideação – geração de hipóteses e soluções possíveis.
  3. Prototipação – simulações rápidas com baixo custo.
  4. Validação – testes com usuários reais para medir aderência.

Ferramentas como JTBD (Jobs to Be Done), personas, mapas de empatia e testes de usabilidade ajudam a entender a fundo a dor do cliente e como resolvê-la de forma eficiente.

Na Corelab, usamos Product Discovery em todos os projetos. É assim que conseguimos reduzir desperdício de tempo e dinheiro, priorizar o que realmente importa e entregar produtos que fazem sentido para o mercado.